Você sabia que traumas, angústias e fobias podem ser resolvidos com a terapia de vidas passadas? Essa prática, ainda pouco conhecida, tem ajudado muitas pessoas a obter respostas sobre as situações e desafios que acontecem em suas vidas.
O que é enxaqueca, como tratar com a aromaterapia e com florais
Inicialmente, é preciso compreender o que é enxaqueca. Existe muita desinformação e confusão sobre essa doença. Segundo a medicina alopática, enxaqueca não é uma simples dor de cabeça. Ela é uma disfunção dos neurotransmissores herdada e transmitida geneticamente; uma doença química, crônica e genética do próprio cérebro.

Essa doença pode provocar dores de cabeça e ainda outros sintomas como tontura, enjoo, náuseas, enjoo quando nos deslocamos de carro, ônibus, avião, dentro vários sintomas provocados por essa falha nos neurotransmissores. Existe enxaqueca com aura (que são os sintomas adversos que relatei acima) e a enxaqueca sem aura, ao qual a dor chega sem nenhum sintoma antes.
E importante não abusar do uso de analgésicos, pois além de ser prejudicial a saúde, com o tempo eles deixam de ter efeito sobre a dor, mesmo aumentando a dose. A maneira mais natural de resolver segundo a medicina alopática é mudando o estilo de vida.
É preciso aumentar o produção de endorfina no organismo, um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo que possui um ação analgésica. E a melhor maneira de aumentar essa produção é através de atividades aeróbicas, que devem ser feitas de forma continua durante toda a vida.
A medicina tradicional chinesa explica que as dores ocorrem devido a um desequilíbrio energético em nosso corpo. Ela se baseia no conceito de Yin e Yang, onde um lado promove o equilíbrio do outro, e também no conceito do Qi (energia vital). Nós possuímos ao todo 12 meridianos principais, e essa energia percorre todo o nosso organismo.
A medicina tradicional chinesa explica que a dor ocorre quando a energia está estagnada nos meridianos. No caso de dor na cabeça, pode-se concluir que a depender da sua localização é possível descobrir quais órgãos estão com desequilíbrio energético. Em geral, dores na cabeça para a MTC representam desequilíbrios no fígado, vesícula biliar, estômago e bexiga.
Aprofundando um pouco mais sobre o conhecimento da medicina tradicional chinesa, o fígado está relacionado a emoção da raiva. Em sentido mais amplo, podemos citar estados emocionais como irritabilidade, ressentimento, frustração, ira, ódio, amargura, indignação e etc.
Se esses estados emocionais permanecem por muito tempo podem provocar a estagnação do Qi no fígado e consequentemente gerar a dor na cabeça, tontura, rigidez na nuca, depressão dentre outros sintomas.
E como os óleos essenciais podem ajudar no tratamento da enxaqueca?
Uma vez que se é compreendido o que é a enxaqueca, é possível fazer a escolha dos óleos essenciais para auxiliar no tratamento. Aqui vou indicar uma receita de sinergia com óleos essenciais, que deve ser usada por alguns meses, de forma continua, de modo a previnir o aparecimento da crise.
Para prevenção da enxaqueca: Misture 10ml de óleo carreador a 30 gotas de lavanda e passe 2 gotas na região do fígado ou no pulso três vezes ao dia, todos os dias.
Para alivio da dor durante a crise de enxaqueca: coloque 35 a 50 gotas de lavanda mais 10 gotas de manjerona, e passe apenas 1 gota dessa sinergia pura em cada têmpora. Em seguida pingue 2 gotas num lenço de papel e inale profundamente, 6 a 10 vezes ao dia ou mais. Repita após 20 ou 30 minutos. Num total de 3 a 6 vezes ao dia, até a crise passar. Depois, no dia a dia volte a usar a lavanda como descrito anteriormente.
Insista no tratamento por 3 meses seguidos, pois no primeiro mês se os sintomas da enxaqueca são intensos a diferença do tratamento poderá ser pequena, mas já no segundo mês a diferença será mas perceptível e no terceiro mês o alívio será grande.
A manjerona é conhecida na aromaterapia como um "sossega leão". Possui propriedades que ajudam na regeneração do fígado e vesícula, é calmante, hipotensora dentre diversas propriedades físicas e emocionais.
A lavanda é um dos óleos mais tradicionais na aromaterapia. Acalma a raiva, irritabilidade, impaciência. Ajuda nas disfunções hepáticas, é hipotensora, antiinflamatória dentre diversas outras propriedades físicas e emocionais.
As crises de enxaqueca costumam piorar com o passar do anos, ficando mais frequentes e dolorosas. Portanto, previna-se. Faça atividades aeróbicas constantemente, procure ter mais momentos de relaxamento e lazer; uma boa prática também é a acupuntura. Pratico a acupuntura a mais de 2 anos de forma quinzenal ou semanal e de fato faz uma enorme diferença.
Para um laudo correto sobre sua dor, consulte um neurologista especializado em dores de cabeça. Apenas através de uma audição ativa do médico sobre seu histórico de vida e das dores de cabeça que sentiu ao longo dela é possível concluir se sua dor é uma enxaqueca ou não.
A aromaterapia é uma excelente aliada para o controle das crises de enxaqueca. Desde que feita de forma constante e preventiva. E não apenas como um remédio de uso imediato para apagar o incêndio. Outra terapia natural que pode auxiliar na prevenção das crises, é a terapia floral. Onde será possível tratar de forma sutil e continua as emoções que causam esses desequilíbrios energéticos.
A terapia de florais trata o indivíduo, suas características que impulsionam a sentir tais emoções constantemente de forma a encontrar um realinhamento. O ser humano não é apenas uma máquina em que se quebra uma peça e depois se conserta. É preciso cuidar de si, como um todo. Ou seja, tanto na parte física, quanto emocional, mental e energética.

Autora
Dayana Santos é terapeuta complementar, pós graduada em saúde e práticas integrativas pela PUC-RS, pós graduada em Psicologia Positiva pela Cruzeiro do Sul e pós graduada em Terapia de Florais pela Unyleya. Sendo filiada a Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos com a matrícula CRTH-BR 6725.
Especialista em psicologia positiva, terapia de florais e aromaterapia.
Compreendendo a oração do Ho'oponopono
Faz um pouco mais de 8 anos que a oração havaiana Ho'oponopono ficou conhecida. De origem havaiana, esse método de cura espiritual se espalhou pelo ocidente. Existem já vários livros e artigos pela internet explicando os motivos para fazer ou não esta oração.
Felicidade agora é ciência!
Já faz algumas décadas que cientistas e pesquisadores estão tentando desvendar o mistério da felicidade que algumas pessoas conseguem sentir mesmo em situações difíceis.
As árvores da floresta exalam uma substância chamada Fitoncidas. E essas substâncias são capazes de reduzir o nosso hormônio do stress, o cortisol.