Compreendendo a oração do Ho'oponopono
Faz um pouco mais de 8 anos que a oração havaiana Ho'oponopono ficou conhecida. De origem havaiana, esse método de cura espiritual se espalhou pelo ocidente. Existem já vários livros e artigos pela internet explicando os motivos para fazer ou não esta oração.
Hoje, quero acrescentar aqui uma visão ainda mais espiritual dessa oração, seguindo alguns conceitos da doutrina espírita kardecista e de religiões que creem em reencarnação.

O primeiro trecho da oração é um dos mais importantes, pois nos faz compreender a origem das coisas que consideramos ruins e que estamos recebendo hoje, agora. Aquilo que está nos causando dor e sofrimento. Seja uma situação ou uma pessoa.
"Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é."
Toda oração, seja ela decorada ou não, para ter força, é preciso que venha do coração; da intensidade de suas emoções. E para de fato sentir algo, é preciso que você compreenda o que está sendo dito ou vivido. Essa é a única forma de sentir algo de forma intensa e verdadeira.
Segundo diversas crenças espiritualistas, estamos hoje, vivendo aqui, para aprendermos algo. Para que nossa alma continue a evoluir a tal ponto, que em algum momento voltaremos ao nosso Criador e lá permaneceremos. E todo aprendizado geralmente provém de alguma dor, de algum erro cometido. É possível aprender pelo amor, mas poucas pessoas conseguem isso. É somente depois de uma palmada, que aprendemos que aquilo não deve ser feito.
Como esse processo de evolução espiritual muitas vezes é lento, nós temos várias chances, várias reencarnações. E em cada oportunidade de vida, nós erramos e acertamos. Aprendemos sempre algo novo, nos relacionamos com novas pessoas. E assim vai-se criando uma teia de relacionamentos no espaço e tempo.
Essa teia de relacionamentos, não se limita apenas ao relacionamento que construímos diretamente. Mas também as relações que cada familiar nosso fez, com outras pessoas, em cada vida que tivemos. E por tal motivo, a oração do Ho'oponopono se dirige ao Criador mencionando a todos que fizeram parte de nossa vida antiga, direta ou indiretamente.
Segundo a doutrina espírita kardecista, todo ser humano possui livre arbítrio, e devido a ele o poder da decisão. Porém, para algumas pessoas existem "espíritos" que ficam a tentar influenciar, nosso pensamentos e consequentemente nossas decisões. E por vezes são influências ruins. E cabe a nós termos a força mental necessária para seguir o caminho correto e não ceder a essas influências mentais negativas. O que deixa nossa prova nesta vida, ainda mais difícil e desafiadora.
E quem seriam esses espíritos? Muitas vezes, eles acabam por ser pessoas de outras vidas, que algum mal fizemos e ainda não nos perdoaram. Seja algo que nós fizemos diretamente contra ele, ou que algum familiar nosso tenha feito.
Por vezes, nossos desafios atuais, não estão ligados a alguém que nos fizemos mal no passado. Por vezes podem ser provações que nós mesmos escolhemos por remorso, a algum mal que praticamos no passado.
E por tal motivo, com humildade e compreensão desse ciclo da vida, devemos pedir perdão ao criador. Para que essas memórias se transformem em paz e luz. Se tornem algo leve através da compreensão e da humildade.
Existem ainda os casos, em que reencarnamos diretamente com pessoas com quem temos dívidas pendentes. Pessoas que no passado nós fizemos algum mal. Ou em que nós é que fomos a vítima, e não conseguimos perdoar nossos agressores do passado.
Então a Criação nos retorna com essas relações, para que possamos perdoar uns aos outros, e se libertar das memórias de dor compartilhadas.
Essa oração é um pedido de perdão. Feita através da força dos pensamentos; a todos aqueles que se sentem prejudicados por nós e ficam a nos rodear com desejo de vingança.
Ou a situações que vivemos no passado que não conseguimos perdoar. E indiretamente, pelo nosso subconsciente, ficamos a cultivar essas memórias de dor.
É preciso libertar essas memórias e seguir em frente.
Esta oração é uma forma prática de entender e de pedir perdão, não só a quem um dia prejudicamos de alguma forma no passado, mas também aos atos falhos que cometemos contra ao nosso Criador.
É ter a humildade e compreender que a situação que passamos hoje, no presente, por mais ruim e inexplicável que seja, pode ser quebrada com a compreensão do perdão.
É um ato de libertação. Libertar a quem você prejudicou e libertar a si mesmo da culpa e remorso, quebrando assim um ciclo de mágoas.
O objetivo de toda alma é se unir ao criador. E para voltar para os níveis mais elevados de espiritualidade é preciso deixar para trás tudo aquilo que prende e acorrenta. A oração Ho'oponopono é uma oração de libertação, através do perdão. Para você e para todos aqueles que se envolveram com o problema em um determinado período da existência de sua alma.
Tudo na vida passa. As emoções são um canal muito forte de conexão espiritual seja na oração, seja na expiação ou nas provas que passamos nesta vida. Na forma como lidamos e enfrentamos os problemas do nosso dia a dia. É através das emoções que é possível fazer uma conexão espiritual para uma oração mais forte, sincera e poderosa.
Mantenha a humildade, a compreensão e as emoções sempre que possível, com boas vibrações. E lembre-se, todos nós estamos aqui para aprender algo e corrigir coisas. Cada um no seu tempo. Perdoe os outros e a si mesmo, e siga em frente. Tudo é passageiro e transitório, por mais longo que possa parecer a fase ruim que vivemos hoje, se compararmos com a existência de nossa alma, essa fase é curta.
Oração Original Do Ho'oponopono
Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho'oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados…
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Agradeço por estar aqui para mim…
E TE AMO por ser quem você é.

Autora
Dayana Santos é terapeuta integrativo, pós graduada em saúde e práticas integrativas pela PUC-RS, pós graduada em Psicologia Positiva pela Cruzeiro do Sul e pós graduada em Terapia de Florais pela Unyleya. Sendo filiada a Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos com a matrícula CRTH-BR 6725.
Especialista em psicologia positiva, terapia de florais e aromaterapia.